top of page
CONCURSO CODHAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Todo o programa se desenvolve a partir do pátio central, delimitado pelos blocos do edifício que dão forma ao conjunto. Dessa maneira, o pátio age como elemento articulador entre os setores do CEI, integrando os ambientes e favorecendo a convivência. O pátio é o local de encontro e interação, além de ser o principal espaço para o desenvolvimento das atividades da escola.

 

Os blocos dispostos no perímetro do lote foram implantados no limite dos recuos, nas divisas norte, leste e sul do terreno, maximizando a área verde. A divisa oeste ficou livre para futura expansão da CEI por meio da ampliação do pequeno bloco de apoio aos profissionais da educação. No caso de não haver expansão, a área pode ser permanentemente agregada ao pátio central.


No térreo, o pátio coberto e o refeitório funcionam como uma extensão do espaço aberto, criando novas potencialidades de uso. O setor administrativo, localizado no bloco norte, é delimitado pelo acesso principal e pelo acesso lateral. Está integrado ao pátio central e sua posição facilita o controle e a gestão do espaço.


No bloco leste estão os berçários, situados entre o setor administrativo e o setor de serviços, próximos à cozinha, ao lactário e à sala de amamentação. Recebem o sol da manhã e contam com solário exclusivo para acolher as crianças de 04 a 23 meses, que exigem maior atenção e cuidados.


O setor de serviços e algumas funções pedagógicas, como o laboratório de informática e a sala de leitura, foram implantados no bloco sul. O CEI é integrado ao entorno por meio de 03 acessos:


1. O principal articula a conexão entre a escola e a praça, fortalecendo a relação entre o edifício e seu entorno;
2. O lateral conecta-se ao bolsão de estacionamento; é um acesso de apoio ao setor administrativo e aos berçários;
3. O lateral entre o bloco sul e o limite do lote, interliga o estacionamento de carga e descarga diretamente ao setor de serviço, isolando as funções que não devem ter interação direta com os alunos.


Os blocos de dois andares desenvolvem-se em meios níveis, conectados por uma rampa linear de inclinação acessível, tirando partido do aclive natural do terreno. Dessa forma, o deslocamento vertical é encurtado, aproximando o pavimento superior do nível térreo.

Todos os materiais adotados são de uso comum e contam com fornecedores da região, evitando grandes esforços logísticos e reduzindo o custo de frete. A estrutura de todo o conjunto é de concreto armado pré-moldado. As alvenarias externas são de blocos de concreto e as divisões internas de drywall preenchido com lã de vidro. As vedações do espaço integrado das salas sensório-motora, brinquedoteca e multiuso são de bloco de vidro, este material translúcido reforça o caráter lúdico do espaço, permitindo que as crianças tenham ferramentas para diversificar sua percepção sensorial.

Local: Parque do Riacho, Distrito Federal (DF)
Área: 3.842 m²

GALERIA DE FOTOS
bottom of page